O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto completo do artigo, sem indicação de autoria, deve ser digitado com o uso do editor de textos Microsoft Word for Windows, formato A4, com espaço 1,5, com margens superior e esquerda de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,5 cm. Fonte Times New Roman de 16 cpi para o título, 12  cpi para o texto e 10 cpi para citações destacadas do texto, resumo, notas rodapé e informações de tabelas e figuras.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1. Os originais devem ser enviados por meio de submissão eletrônica pelo Open Journal System (OJS 3) no endereço: http://rbepdepen.gov.br na aba Submissões. Faça seu Cadastro aqui. A normatização é de responsabilidade dos autores.
  2. As contribuições em formato de artigo poderão ser apresentadas para o Dossiê Temático ou como Artigos submetidos em fluxo contínuo.
  3. Artigos que não estejam conformes às normas de publicação serão automaticamente arquivados.
  4. A RBEP publica artigos inéditos nos idiomas português (preferencialmente), espanhol, inglês e francês. Também poderão ser publicados documentos inéditos, resenhas críticas, relatos de experiência, descrição de boas práticas e entrevistas com personalidades que possam contribuir para reflexões sobre temas relevantes à execução penal.
  5. Os textos serão enviados e apreciados pelo Conselho Editorial quanto à sua adequação à linha editorial e pertinência quanto ao escopo editorial, e questões centrais da execução penal.
  6. Normas para submissão

- Resumo em português e outro em inglês, francês ou espanhol e com até 900 caracteres com espaço. No caso de artigo científico, o Resumo deve informar o objeto de pesquisa, justificativa,  objetivo, a metodologia adotada e os resultados encontrados.

- Palavras-chave/keywords (três palavras-chaves e separadas por ponto).

- O artigo deve ter um segundo título em inglês, francês ou espanhol e padronizado com o resumo.

- Composição do texto: Introdução; Discussão; Conclusão e Referências (apenas trabalhos citados no texto). 

- O texto deverá ter até 50.000 mil caracteres com espaço, incluindo bibliografia e notas de rodapé.

- Os dados gerais do autor:  nome completo do(s) autores(s), titulação, vinculo institucional, endereço e devem acompanhar a submissão em arquivo separado.

- O texto completo do artigo, sem indicação de autoria, deve ser digitado com o uso do editor de textos Microsoft Word for Windows, formato A4, com espaço 1,5, com margens superior e esquerda de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,5 cm. Fonte Times New Roman de 16 cpi para o título, 12  cpi para o texto e 10 cpi para citações destacadas do texto, resumo, notas rodapé e informações de tabelas e figuras.

- As citações no interior do texto deverão obedecer às seguintes normas:

  • As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com tamanho e fonte utilizada. As referências bibliográficas devem ser indicadas entre parênteses: precedida do sobrenome do autor com letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (WACQUANT, 2011, p. 11-14).
  • As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser recuadas em 4 cm da margem esquerda, fonte 10, espaço simples, e sem aspas.  
  • Como citar:  Um autor (FOUCAULT, 1998); dois autores (MOREIRA; ELMIR, 2010); três autores (JOSÉ; TORRES; FLANDOLI, 2017); quatro ou mais autores (SCHMITZ et al., 2009). Trabalhos com mesmo (s) autor (es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data.
  • Gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no interior do texto, numerados e nomeados. Também deverão ser enviados em arquivos compactados em formato zip ou rar, de maneira que permita  edição e reprodução.

-  As referências bibliográficas deverão ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, fonte 12 pt, de acordo com a norma ABNT/NBR-6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, conforme exemplos:

Artigos periódicos:

SILVA, Roberto da; MOREIRA, F. A. Objetivos educacionais e objetivos da reabilitação penal: o diálogo possível. Revista sociologia jurídica, 2009, vol. 1, p. 50-68. 

Artigos de publicações referentes a eventos:

SCOTT, Ana Silvia Volpi. Uma proposta para o tratamento de fontes nominativas para o estudo da família: o exemplo dos registros paroquiais. In: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade, 2007. São Leopoldo/RS. Anais. São Leopoldo/RS: ANPUH/ UNISINOS, 2007.

Livros:

 GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1974.

Livros organizados:

CAVALCANTE, Pedro; CARBONERA, Jos´é (Org.). Entre celas. São Paulo: Século XX, 2011.

Livros em coautoria:

MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; ELMIR, Cláudio Pereira. Odiosos Homicídios: O Processo 5616 e os crimes da Rua do Arvoredo. São Leopoldo: Oikos Editora / Editora UNISINOS, 2010.

Capítulos de livro:

MOREIRA, Paulo Roberto Staudt. Recordações da Casa dos Mortos: Projetos Carcerários e Sociabilidades Prisionais (a Casa de Correção de Porto Alegre no século XIX). In: GAYOL, Sandra; PESAVENTO, Sandra. (Org.). Sociabilidades, justiças e violências: práticas e representações culturais no Cone Sul (séculos XIX e XX). Porto Alegre: Editora da UFRGS / Universidade Nacional de General Sarmiento, 2008, p. 57-88.

Teses:

 TORRES, Eli Narciso da Silva. A gênese da remição de pena pelo estudo: o dispositivo jurídico-político e a garantia do direito à educação aos privados de liberdade no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, 2017.

Dissertações:

 ALMEIDA, Luciana Maria de. Nas trilhas do fazer e do saber a possibilidade de ser: os caminhos do trabalho e da educação na prisão. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, GO, 2009.

Citações de sites:

Disponível em: http:// endereço, acesso em: dd/mm/aaaa.

Relatos de experiências e boas práticas.

- Breve síntese, no formato de resumo, com até 900 caracteres com espaço. O resumo deve apresentar uma visão panorâmica da experiência ou prática executada no sistema penitenciário, considerando o objeto, objetivo, a metodologia adotada e os resultados encontrados.

- Composição do texto: O texto deverá ter entre 15 e 22 páginas, com introdução; justificativa (descrição dos fatos, etapas, atores, instituições envolvidas e os resultados alcançados); conclusão e referências.

Dossiê

TÍTULO

O título deve ser claro, conciso e informativo, refletindo o conteúdo e o foco do estudo de maneira sucinta e possuir uma tradução para um segundo idioma (espanhol, inglês ou francês).

 RESUMO

O resumo deve ser uma síntese clara e concisa do conteúdo do texto, destacando os principais aspectos do estudo de forma sucinta e deve seguir uma estrutura básica contendo: objeto, objetivo, metodologia de pesquisa adotada e os resultados encontrados.

O resumo deve possuir um tamanho máximo de até 900 caracteres (incluindo espaços) e possuir uma tradução para um segundo idioma (espanhol, inglês ou francês).

 PALAVRAS-CHAVE

As palavras-chave fornecem uma visão geral do escopo do artigo e ajudam os pesquisadores a localizar e acessar o artigo quando estão procurando informações específicas. O manuscrito deve possuir três palavras-chave separadas por pontos e possuir uma tradução para um segundo idioma (espanhol, inglês ou francês).

COMPOSIÇÃO DO MANUSCRITO

O manuscrito pode ter o tamanho máximo de 50.000 caracteres (incluindo os espaços) e deve ser organizado nas seguintes seções: Introdução; Discussão; Considerações finais e Referências.

A Introdução deve apresentar de forma sucinta o conteúdo que será desenvolvido. Deve apresentar o objeto, a delimitação do tema, a metodologia utilizada e a descrição de como a pesquisa foi estruturada.

A Discussão deve conter um aprofundamento dos temas inseridos na Introdução, além da fundamentação teórica.

Nas Considerações finais o (a) autor (a) deve apresentar as conclusões obtidas na pesquisa, podendo concluir que o tema ou a questão central necessita de aprofundamento e sugestões de trabalhos futuros.

As Referências Bibliográficas devem conter uma lista de elementos que foram utilizados na produção da pesquisa, organizados em ordem alfabética e seguindo padrões de normas ABNT.

TABELAS E IMAGENS

As tabelas e as imagens devem ser numeradas e possuir uma Descrição na parte superior e a Fonte na página inferior, além de possuir boa qualidade de reprodução.

TEMPLATE ARTIGO PARA DOWNLOAD

Relatos de Experiências e Boas Práticas

TÍTULO

O título deve ser claro, conciso e informativo, refletindo o conteúdo e o foco do estudo de maneira sucinta e possuir uma tradução para um segundo idioma (espanhol, inglês ou francês).

 RESUMO

O resumo deve ser uma síntese clara e concisa do conteúdo do texto, destacando os principais aspectos do estudo de forma sucinta e deve seguir uma estrutura básica contendo: objeto, objetivo, metodologia de pesquisa adotada e os resultados encontrados.

O resumo deve possuir um tamanho máximo de até 900 caracteres (incluindo espaços) e possuir uma tradução para um segundo idioma (espanhol, inglês ou francês).

 PALAVRAS-CHAVE

As palavras-chave fornecem uma visão geral do escopo do artigo e ajudam os pesquisadores a localizar e acessar o artigo quando estão procurando informações específicas. O manuscrito deve possuir três palavras-chave separadas por pontos e possuir uma tradução para um segundo idioma (espanhol, inglês ou francês).

COMPOSIÇÃO DO CORPO DO MANUSCRITO

O manuscrito deve possuir um tamanho máximo de até 50.000 caracteres (incluindo espaços) e ser organizado nas seguintes seções: Introdução; Desenvolvimento; Considerações finais e Referências.

A Introdução deve apresentar de forma sucinta o conteúdo que será desenvolvido. Deve apresentar o objeto, a delimitação do tema, a metodologia utilizada e a descrição de como a pesquisa foi estruturada.

O Desenvolvimento deve conter a descrição dos fatos, etapas, atores, instituições envolvidas e os resultados alcançados além de apresentar imagens que ilustrem as atividades descritas.

Nas Considerações finais o (a) autor (a) deve apresentar as conclusões obtidas na pesquisa, podendo concluir que o tema ou a questão central necessita de aprofundamento e sugestões de trabalhos futuros.

As Referências Bibliográficas devem conter uma lista de elementos que foram utilizados na produção da pesquisa, organizados em ordem alfabética e seguindo padrões de normas ABNT.

TABELAS E IMAGENS

As tabelas e as imagens devem ser numeradas e possuir uma Descrição na parte superior e a Fonte na página inferior, além de possuir boa qualidade de reprodução.

TEMPLATE DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA DOWNLOAD

Artigos em Fluxo Contínuo

Os manuscritos devem obedecer os mesmos padrões da seção Dossiê.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados, exclusivamente, para fins de publicação e não serão disponibilizados para uso de terceiros.