Dossiê: Organizações Criminosas, Crime, Fronteira e Justiça  

A Revista Brasileira de Execução Penal anuncia novo chamamento público para o envio de artigos para composição da edição número 2/2019 do Dossiê: Organizações Criminosas, Crime, Fronteira e Justiça.  O mesmo volume também publicará relatos de experiências e boas práticas instituídas para o combate ao crime organizado no Brasil e exterior.

A publicação “Organizações Criminosas, Crime, Fronteira e Justiça” tem a finalidade de congregar conhecimentos e análises qualificadas, produzidas por pesquisadores, operadores da justiça e do sistema penitenciário sobre origens, ramificações históricas e a atuação do Estado diante do crime organizado em diferentes países.

Considerando, para isso, distintos aspectos do fenômeno, por exemplo, o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção de agentes públicos, trânsito/fluxos de mercadorias, rebeliões e motins, instituição e expansão de milícias, entre outros.  Serão aceitos artigos com análises sobre a atuação de organizações criminosas nas fronteiras e, também, inerentes a transnacionalização da atuação destes grupos criminosos, em âmbito nacional e/ou internacional.

Assim, a produção técnica-científica deverá vincular-se a um dos eixos temáticos:

- Crime organizado, fronteiras e a transnacionalização da atuação de grupos criminosos;

- Estado, sistema penitenciário e organizações criminosas

- Perspectivas, atuação e os desafios para o sistema de justiça criminal.

- Envio de 30 de julho a 31 de janeiro de 2020, no endereço: rbepdepen.mj.gov.br 

Supervisores:

Walter Nunes da Silva Junior (JF/RN)

Eli Narciso da Silva Torres (Focus-Unicamp/Depen) – eli.torres@mj.gov.br